fbpx

Conheça a importância de gerenciar o capital de giro da sua empresa

Conheça a importância de gerenciar o capital de giro da sua empresa

Controlar o capital de giro de qualquer empreendimento é fundamental para a saúde e o bom funcionamento da sua empresa. Sabendo sobre o dinheiro que entra e que sai, é possível controlar os gastos e fazer investimentos. Neste artigo, nós vamos falar sobre algumas dicas para você não passar por aperto.

Antes de mais nada, vamos explicar o conceito. Capital de giro é a quantia reserva dos recursos que são utilizados para custear as despesas de um empreendimento. Ou seja, é o dinheiro que precisa estar disponível para despesas como mão de obra, pagamento de fornecedores ou investimento em infraestrutura.

Ainda assim, para calcular seu capital de giro, é preciso levar em consideração as contas a pagar, incluindo a margem de lucro.

Em resumo, capital de giro é o valor que “sobra” para fazer a empresa funcionar em um determinado período.

Ciclo do dinheiro

Além disso, para não passar apertos ou ter problemas com relação as finanças, é preciso entender o ciclo do capital de giro. Isto é, o período em que a sua empresa leva entre a compra dos insumos e o recebimento de dinheiro dos clientes.

Se você vender muito a prazo, por exemplo, pode encontrar um problema na hora de pagar os fornecedores antes de receber pelo que vendeu. A maneira ideal de gerenciar o ciclo é ganhar prazo para o pagamento dos fornecedores e antecipar os recebimentos.

Acompanhamento constante

O valor necessário para o capital de giro de sua empresa pode variar a depender da quantidade de vendas, gastos do mês e mudanças nos prazos. Por isso, acompanhamento deve ser constante.

Ao fazer o fluxo de caixa de maneira diária, por exemplo, é possível garantir que se tenha sempre o capital de giro necessário. Em um cenário mais amplo, o planejamento também pode ser feito a longo prazo, como tentar prever a quantia que a empresa precisa para funcionar em um ano.

Estratégias para garantir o capital de giro

Existem estratégias para aumentar o dinheiro em caixa e fazer com que seu planejamento seja mais flexível. Conversar com fornecedores, reajustar o valor dos produtos e controlar o estoque. Estas são maneiras de aumentar a margem de lucro e evitar prejuízos.

Ao repensar seu estoque. verifique se os produtos são utilizados da maneira eficaz e que você só compre o necessário. Uma má gestão de seus materiais pode levar ao acúmulo de produtos e redução da margem de lucro. Estoque parado e dinheiro perdido.

Com as maquininhas das RedeFlex, também é possível atrair mais clientes para o seu comércio. Por ela é possível fazer a recarga para celulares pré-pagos de todas as operadoras, recargas de serviços como:

  • Google Play
  • Uber
  •  Netflix
  • e dá até para comprar Tele Sena

Para pedir a sua, clique aqui agora mesmo.

Outra possibilidade é se tornar um correspondente bancário Mais BB. Com essa parceria da RedeFlex com o Banco do Brasil, os clientes dasua loja poderão fazer pagamentos de:

  • boletos
  • contas de água
  • luz
  • gás
  • telefone
  • impostos
  • e vários outros serviços

Se interessou, não é mesmo? Preencha um pequeno cadastro e nosso time de vendas entrará em contato com você.

Posts Relacionados
Comentar

Your email address will not be published.Required fields are marked *