fbpx

Trabalhadores motivados no trabalho são mais produtivos e felizes

Trabalhadores motivados no trabalho são mais produtivos e felizes

O que te motiva levantar cedo, tomar café, um banho rápido, se arrumar e ir trabalhar na segunda-feira? Será que é a mesma satisfação de quando retorna para casa e ficar com sua família, com seu pet, ou rever seus amigos?

Aquela ideia de trabalho exaustivo emocional e fisicamente, como imortalizado por Charles Chaplin no filme Tempos Modernos há 85 anos, está com os dias contados. E o século XXI será marcado por empresas que, além de pensar no lucro dos acionistas, também estão interessadas nos impactos que promovem no meio ambiente, para a comunidade onde está inserida, para os fornecedores, clientes e funcionários.

Já está provado por diversos trabalhos científicos que a satisfação no trabalho aumenta a produtividade e fortalece o sistema imunológico do colaborador. 

Por este motivo, separamos 5 ideias que melhoram a satisfação no trabalho:

1 – Reconheça conquistas e os esforços individuais

As metas da empresa foram batidas e isso é ótimo. As equipes devem ser parabenizadas. Mas também aquela pessoa que teve uma ideia criativa que contribuiu para o sucesso organizacional. É importante que cada colaborador saiba que uma boa ideia é sempre bem-vinda.

2 – Feedback contínuo 

Além das famosas reuniões de avaliação, cada líder deveria dar mais feedbacks a sua equipe. Isso ajuda o funcionário a entender que seu trabalho está sendo acompanhado de perto e que ele pode procurar seus superiores em caso de dúvidas ou se precisar de ajuda.

3 – Mostre que se importa

É impossível que todo mundo esteja bem o tempo todo. Assim como, mesmo sem querer, levamos trabalho para casa, situações familiares também nos acompanham em horário comercial. Humanizar a relação no trabalho, como ouvir um desabafo ou liberar um funcionário mais cedo devido a uma emergência pessoal é demonstrar que vivemos em sociedade e que podemos contar com os outros.

4 – Demonstre confiança

Se o trabalhador tem os meios necessários para desempenhar as atividades e as metas não são muito apertadas, demonstre confiança ao invés da cobrança excessiva. Trabalhos com menos estresse são menos propensos a erros.

5 – Promova o desenvolvimento

Estimule a capacitação dos colaboradores, seja promovendo cursos, oferecendo bolsas, indicando seminários qualificados ou priorizando-os sempre que surgir uma vaga importante. Todo mundo trabalha por um salário, mas, se além do pagamento do mês, a pessoa sente que pode crescer na empresa e que seu esforço é reconhecido, o trabalho se mostra mais prazeroso.

E quais são os benefícios para empresa?

As empresas que valorizam seus funcionários também têm diversos benefícios, uma vez que trabalhadores motivados são mais produtivos e criativos. Além de fazerem um ótimo reforço positivo da imagem da empresa.

Ao promover uma cultura de trabalho agradável, a empresa se torna mais colaborativa e eficaz na retenção de talentos. Além disso, trabalhadores felizes sofrem menos estresse e adoecem menos, o que diminui os índices de absenteísmo.

É preciso acreditar na valorização do colaborador

A Redeflex acredita que somos movidos a sonhos, a estarmos satisfeitos, a sermos reconhecidos por nossas qualidades. E que isso tem que estar tanto na vida “lá fora” quanto na vida durante o trabalho.

Estar satisfeito tem a ver com um bom ambiente profissional, bons colegas e oportunidades para desenvolvimento. E que sempre é possível melhorar.

É por este motivo que a Redeflex procura identificar e reter talentos desde a área de entrada da empresa, que é o call center. E que não é difícil encontrar colaboradores que já trabalham há oito anos ou mais.

A Redeflex também entende que é inadmissível qualquer discriminação e que a diversidade de pessoas torna o ambiente mais plural e criativo. Para prezar pela igualdade de gênero, na sede em Cuiabá (MT), 54% dos 321 trabalhadores são mulheres.

Da mesma forma, a empresa estendeu para seis meses a licença-maternidade para que as mães tenham mais tempo para cuidar dos primeiros momentos dos bebês. 

Enfim, a Redeflex acredita na valorização do trabalhador. E, ao oferecermos as nossas maquininhas aos clientes, sabemos que uma máquina pode substituir um trabalho mecânico.

Mas o trabalho engajado e criativo, isso nenhuma máquina poderá tirar de nós.

Posts Relacionados
Comentar

Your email address will not be published.Required fields are marked *